domingo, novembro 28, 2010

A Sombra e a Escuridão. E finalmente a Luz.


A FAO (Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação)  está prestes a anunciar a erradicação mundial da Peste Bovina (Rinderpest). A Peste Bovina não afeta os humanos diretamente, mas sua capacidade de causar perdas enormes e de forma rápida entre o gado bovino e outros animais ungulados tem efeitos devastadores na agropecuária há milênios, com sequelas como fome e devastação econômica.

Lei na íntegra o comunicado da FAO clicando aqui.

A divulgação da erradicação ocorrerá oficialmente no início de 2011. Mas, a notícia já está sendo celebrada mundialmente na comunidade médico veterinária. Justifica-se: é a segunda doença erradicada no mundo e trata-se de uma doença animal. A primeira foi a Varíola, em 1980.

O agente causador da Peste Bovina é um Morbilivirus, da família Paramyxoviridae. O último surto de Peste Bovina foi registrado no Quênia em 2001. E por falar no Quênia...

Um surto devastador de Peste Bovina ocorreu no continente africano no final do século XIX. Acredita-se que o surto dizimou milhões animais ungulados. À época estava sendo construída uma ponte sobre o Rio Tsavo, exatamente no Quênia. A escassez de animais e o aumento da concentração humana no local proporcionaram um ambiente favorável à mudança de hábito alimentar de dois leões. Os leões passaram a caçar os trabalhadores no acampamento. Estimativas da época, apontam que 135 trabalhadores foram devorados pelos leões no acampamento de Tsavo. Os leões viraram mito. Os nativos os chamavam de "Sombra" e "Escuridão". Os coitados acabaram mortos pelo comandante do acampamento, o Ten. Coronel John Henry Patterson. Um dos leões media nada menos que três metros. O primeiro dos dois leões a ser morto ainda exibia um abscesso no canino inferior direito. Certamente isso limitou a voracidade do animal.


Em 1996, Hollywood transformou em filme a história dos leões de Tsavo. Val Kilmer interpreta o Ten. Cel. Patterson. O filme se chama "A Sombra e a Escuridão".


Hoje, os leões ainda poder ser vistos taxidermizados no The Field Museum, em Illinois, Chicago. Um fato curioso: os leões, que nunca se soube se eram irmãos ou amigos de caça, não possuem juba.


quinta-feira, novembro 25, 2010

We All Want to Be Young


We All Want to Be Young (leg) from box1824 on Vimeo.

O filme 'We All Want to Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. Você conhece ou já ouviu falar de conceitos como geração X, geração Y, baby boomers? Interessante. Patologia Vet também é cultura.

quinta-feira, novembro 18, 2010

p53 nas Neoplasias Mamárias Caninas

Olá, Caríssimos.
Esperamos que a nossa sessão de problematização tenha sido produtiva para todos. A partir da nossa discussão e dos objetivos que vocês estabeleceram, segue abaixo a lista dos objetivos que devemos cumprir para fazer o fechamento da atividade:
1. Buscar o significado de conceitos e termos desconhecidos;
2. Fazer uma revisão sobre o ciclo de divisão celular;
3. Entender como o gene p53 atua no ciclo de divisão celular;
4. Estabelecer as diferentes etiologias da carcinogênese;
5. Estudar os aspcetos epidemiológicos das neoplasias em animais domésticos (em geral, ou nos cães de forma específica);
6. Entender o procedimento da imunoistoquímica no contexto do diagnóstico anátomo-patológico;
7. Entender e atualizar o estudo sobre a possível ocorrência da Síndrome de Li Fraumeni em animais.

Façam seus estudos individuais busacndo responder e atingir estes objetivos. Na semana que vem nós discutiremos juntos os nossos achados e descobertas.
Clique aqui para acessar o artigo completo.

quarta-feira, novembro 17, 2010

A curiosa história de Faith

 

Olá, Caríssimos. No post de hoje reproduzo uma mensagem enviada pelo Prof. André Muniz, nosso colega, Médico Veterinário, Prof. do Curso de Aquicultura da UFPR. O Prof. André nos envia fotos do cão Faith (Fé, em português). Faith nasceu com amelia bilateral dos membros torácicos. Ainda filhote foi rejeitado pela mãe e, a despeito de toda a expectativa em contrário, sobreviveu, cresceu e se adaptou à sua condição locomotora. Isto mostra que uma deformidade congênita grave pode ser superada.



A amelia é classificada como uma Dismelia (do grego dys = mal, ruim + melia = membro). A dismelia é uma terminolgia aplicável a várias condições. Pode se referir à aplasia de um ou mais membros (como é o caso de Faith), à deformidades de parte dos membros (como ocorre na fusão de membros, chamada de sindactilia), e também ao aparecimentos de membros supranumerários, como é caso da polidactilia (ver o texto da Natália duas postagens atrás).



A etiologia desta condição pode ser genética, relacionada ao uso de drogas com efeito teratogênico (como a Talidomida, em humanos, já citada em aula), exposição do feto a radiações ionizantes durante a gravidez, além de possíveis efeitos provocados por infecções virais durante a gravidez.
Nos humanos o defeito é autossômico recessivo, assim como nos bovinos. Nos suínos presume-se que o gene seja dominante.

terça-feira, novembro 16, 2010

Resultado da Enquete

Caríssimos, o resultado da nossa enquete mostra um resultado diferente àquele observado nas estatísticas do país. Dados do IBGE (2008) apontam que as enfermidades cardiovasculares são as campeãs de prevalência no Brasil, seguidas do câncer. Segundo artigo assinado por Fernanda Aranda para o iG, "o envelhecimento e os maus hábitos da população alteraram o ranking das causas de morte no País. Apesar de infarto, acidente vascular cerebral e hipertensão permanecerem na liderança da lista desde 1999, de lá para cá o câncer avançou. Cresceram também os óbitos provocados por problemas endócrinos, como obesidade e diabetes" (leia a matéria completa clicando aqui).
Então, o resultado final da nossa enquete ficou assim:

Câncer 79%
Doença cardiovascular 65%
Doença neurodegenerativa 24%
Doença endócrina/metabólica 13%
Congênita/Genética 3%
Doença infecciosa grave 3%

segunda-feira, novembro 15, 2010

Um pouco mais sobre Polidactilia

Caríssimos, o texto abaixo foi todo escrito pela Natália. Agradeço a pesquisa e a contribuição dela ao blog, que está aberto à participação e autoria de todos vocês. A foto é do banco de imagens da Cornell University. Valeu, Natália.
Olá, Colegas.
Achei muito interessante o tópico de distúrbios do crescimento e diferenciação celulares, incluindo as malformações. Pesquisei um pouco sobre Polidactilia. A polidactilia (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). Geralmente caracterizado pela presença de um dedo extranumerário próximo ao quinto dedo, seja no membro inferior ou superior. Mas há uma variação muito grande na expressão dessa característica, podendo ser a de uma simples profusão carnosa.
As formas de dominância e recessividade podem ser expressas por duas formas alélicas: o alelo D, como forma dominante, e seu alelo d, como forma recessiva normal do gene. Tanto o genótipo heterozigótico (Dd), quanto o genótipo homozigótico (DD), configuram um fenótipo polidáctilo ao indivíduo portador. Enquanto os indivíduos de uma população com genótipo homozigótico (dd) não manifestam a doença. A polidactilia afeta praticamente qualquer espécie animal.

Algumas causas comuns de polidactilia em humanos:
• Polidactilia familiar (característica hereditária)
• Síndrome de Ellis-van Creveld (displasia condroectodérmica)
• Síndrome de Carpenter
• Ttrissomia do Cromossomo 13
• Síndrome de Rubinstein-Taybi
• Síndrome de Smith-Lemli-Opitz
• Síndrome de Laurence-Moon-Biedl

Este problema pode ter outras causas. A lista não menciona todas elas, nem as cita em ordem de probabilidade. As causas desse sintoma podem incluir doenças pouco comuns e medicamentos e podem variar conforme a idade e sexo da pessoa afetada e com os aspectos específicos dos sintomas.

Abaixo há um link para um texto bem interessante:
"Dedos a mais são frequentes entre casos de má-formação genética, dizem estudos".

Natália de Lima, 4o. período/Medicina Veterinária, UFPR – Campus Palotina.

Um blog a visitar

Caríssimos, indico a todos um blog muito interessante e totalmente voltado para a patologia. O nome é simples e despojado: Patologia Veterinária. Mas, o conteúdo é amplo, há muitas fotos de lesões, comentários e uma aba especial para dermatopatologia. O autor do blog é o Médico Veterinário Patologista Rodrigo Ceretta. É o próprio Dr. Ceretta quem resume seu currículo:
"Sou formado pela Unesp, câmpus Araçatuba, desde 2003 e concluí residência em anatomia patológica veterinária em 2005. Trabalhei no Instituto Pasteur, em São Paulo, na área de diagnóstico de Raiva e outras encefalites. Atualmente presto serviços na área de patologia veterinária, realizando necropsias, exames histopatológicos em geral e exames citopatológicos. Em especial, dou atenção à dermatopatologia: segmento que hoje me inclino bastante e pretendo ir a fundo nele".
Boa semana a todos.

quarta-feira, novembro 10, 2010

Você já usou o Google Docs?

 Olá, Caríssimos.
Vocês já usaram o Google Docs alguma vez? Caso não, poderão ter a oportunidade da estreia.
Bem, o Google Docs é uma ferramenta que permite a edição de on line de um documento. Pode ser um texto, uma planilha, um projeto, etc.
A vantagem é que o documento pode ser editado de forma compartilhada, ou seja, todos somos autores dele. Assim, podemos aos poucos ir trabalhando no texto, enriquecendo-o com mais informações e checando estas informações.
O melhor de tudo é que fazemos isto de forma coletiva, vendo crescer um trabalho que tem um pouco de cada um.
Vamos tentar?
Para acessar o texto, disponibilizei um link enviado ao e-mail da turma.
O acesso é público. Isso significa que todos vocês são potencialmente capazes de editá-lo.
Desejo que todos se divirtam com esta experiência.
Bom estudo. Bom trabalho.

Se as células do câncer pudessem conversar...


Este vídeo é uma animação de autoria de Nina Paley. Mostra de forma bem humorada alguns aspectos relacionados à biologia do câncer. Interessante que a autora faz uma crítica à própria espécie humana, que ocupa o planeta de forma predatória e que faz lembrar o efeito devastador provocado pelo câncer. Uma animação muito original.



terça-feira, novembro 09, 2010

Assuma o controle do ciclo celular

Sabe qual é a definição clássica de neoplasia?
"Neoplasia é uma massa anormal de tecido cujo crescimento excede e não está coordenado ao crescimento dos tecidos normais, persistindo [em seu crescimento] mesmo cessado o estímulo que o provocou (Rupert Willis, Médico Britânico)".
Portanto, a neoplasia é um defeito (ou acúmulo de defeitos) no controle do ciclo celular. Que tal rever brincando alguns conceitos sobre divisão celular e controle do ciclo celular? O webgame "The Control of the Cell Cycle" é baseado no prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2001, que foi laureado pelas descobertas relativas ao controle do ciclo celular. Você vai fazer o papel de supervisor da divisão celular. O webgame foi desenvolvido em formato flash. Tem uma interface simples e é realmente instrutivo e divertido. Comentem o que acharam do jogo.

sábado, novembro 06, 2010

Uma célula renegada


Na semana que vem iniciamos o módulo sobre Neoplasia. A oncologia é uma ciência multidisciplinar que envolve inúmeros aspectos do câncer: a sua etiologia, epidemiologia, terapêutica clínica e cirúrgica, dentre tantos outros. Indico a vocês uma obra que é uma introdução atrativa tanto para estudiosos do câncer como para leigos, o livro "Uma Célula Renegada" (Editora Rocco, 2000, 176p.), de Robert Weinberg. O autor é um pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Oncologia do Instituto Whitehead e professor de Biologia do Instituto de Tecnologia de Massachussets - MIT.
Diz Weinberg na introdução do livro: "ao contrário da maioria das doenças, tumores cancerosos não são invasores, mas assumem a aparência de formas de vida alienígenas, invasores que entram no corpo através de subterfúgios e começam seus programas de destruição de dentro".
Ao contar a história da descoberta histórica de câncer, Weinberg é capaz de introduzir gradualmente os meandros e as complicações dos genes e proteínas envolvidos (oncogenes, genes supressores de tumor, etc) para o leitor geral. Ele caracteriza as células cancerosas como renegadas porque, ao contrário das células normais do corpo, o câncer ignora as necessidades da comunidade de células, age de forma egoísta e anti-social, e está interessado apenas em sua própria vantagem proliferativa. Em comparação, as células normais mantém o número de células induzindo-as a cometer o suicídio (apoptose). Com certeza, vale a leitura.

quarta-feira, novembro 03, 2010

Hipertrofia muscular: da busca por um belo corpo ao risco de morte


Caríssimos, amanhã nossa aula é sobre distúrbios do desenvolvimento, do crescimento e da diferenciação celulares. É um tópico que antecede nosso módulo sobre oncologia. Fundamental para estabelecer alguns conceitos. Conversaremos sobre o que é hiperplasia, hipertrofia, atrofia, dentre várias outras alterações. Gostaria que vocês lessem um artigo que selecionei para nossa discussão. É uma pesquisa muito interessante, feita pelas pesquisadoras Luciana Silvia Maria Franco Silva e Regina Lúcia de Moraes Moreau, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, da Universidade de São Paulo (USP). O artigo foi publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas [vol. 39 (3): 327-333, 2003]. O título completo do artigo é Uso de esteróides anabólicos androgênicos por praticantes de musculação de grandes academias da cidade de São Paulo. Leiam e confiram que é interessante para discutirmos conceitos sobre hipertrofia muscular. Destaco que as pesquisadoras referem que jovens em academias usam esteróides anabolizantes de forma corriqueira. Dentre os produtos citados, aparece o Equipoide, cujo princípio é o Undecilinato de Boldenona, um esteróide utilizado para aumentar a massa muscular de cavalos atletas.

terça-feira, novembro 02, 2010

Participe da nossa enquete

Qual enfermidade já ocorreu em sua família ou mesmo próxima a ela, talvez com amigos ou conhecidos mais próximos? Lembrando que daqui a poucos dias vamos começar um dos mais emocionantes capítulos da Patologia Geral: Neoplasias. Importante: só pode votar uma vez. Mas, pode marcar mais de uma opção por voto. Participe!