Olá, Caríssimos. No post de hoje reproduzo uma mensagem enviada pelo Prof. André Muniz, nosso colega, Médico Veterinário, Prof. do Curso de Aquicultura da UFPR. O Prof. André nos envia fotos do cão Faith (Fé, em português). Faith nasceu com amelia bilateral dos membros torácicos. Ainda filhote foi rejeitado pela mãe e, a despeito de toda a expectativa em contrário, sobreviveu, cresceu e se adaptou à sua condição locomotora. Isto mostra que uma deformidade congênita grave pode ser superada.
A amelia é classificada como uma Dismelia (do grego dys = mal, ruim + melia = membro). A dismelia é uma terminolgia aplicável a várias condições. Pode se referir à aplasia de um ou mais membros (como é o caso de Faith), à deformidades de parte dos membros (como ocorre na fusão de membros, chamada de sindactilia), e também ao aparecimentos de membros supranumerários, como é caso da polidactilia (ver o texto da Natália duas postagens atrás).
A etiologia desta condição pode ser genética, relacionada ao uso de drogas com efeito teratogênico (como a Talidomida, em humanos, já citada em aula), exposição do feto a radiações ionizantes durante a gravidez, além de possíveis efeitos provocados por infecções virais durante a gravidez.
Nos humanos o defeito é autossômico recessivo, assim como nos bovinos. Nos suínos presume-se que o gene seja dominante.
Tadinho do cãozinho! Nunca tinha visto esse tipo de anomalia. Parabéns pelo blog e pelo novo visual! Abraço, Raimundo!
ResponderExcluirObrigado, Marli. O blog vai evoluindo e cada vez mais prestigiado pelos alunos. As estatísticas mostram muitas visitas de fora da UFPR, o que nos deixa muito felizes. Quanto ao Faith, veja que exemplo de superação! Abraço.
ResponderExcluirmuito linda essa postagem, nunca imaginaria algo do gênero, pra que reclamar da vida né? :)
ResponderExcluirBom trabalho nobre colega Raimundo. Vocês da Patologia estão de parabéns pela dedicação e uso de novas ferramentas de ensino.
ResponderExcluirDesejo sucesso a todo o grupo. Raimundo, Aline, Edna... e funcionários técnicos.
Paz profunda!
Prof. Andre Muniz Afonso (UFPR-Palotina).
Valeu, André. Obrigado pelo envio da história do Faith. Os alunos gostaram muito da história. E de quebra nos proporcionou comentar uma alteração da penúltima aula sobre teratologia. TFA.
ResponderExcluir