quarta-feira, novembro 03, 2010

Hipertrofia muscular: da busca por um belo corpo ao risco de morte


Caríssimos, amanhã nossa aula é sobre distúrbios do desenvolvimento, do crescimento e da diferenciação celulares. É um tópico que antecede nosso módulo sobre oncologia. Fundamental para estabelecer alguns conceitos. Conversaremos sobre o que é hiperplasia, hipertrofia, atrofia, dentre várias outras alterações. Gostaria que vocês lessem um artigo que selecionei para nossa discussão. É uma pesquisa muito interessante, feita pelas pesquisadoras Luciana Silvia Maria Franco Silva e Regina Lúcia de Moraes Moreau, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, da Universidade de São Paulo (USP). O artigo foi publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas [vol. 39 (3): 327-333, 2003]. O título completo do artigo é Uso de esteróides anabólicos androgênicos por praticantes de musculação de grandes academias da cidade de São Paulo. Leiam e confiram que é interessante para discutirmos conceitos sobre hipertrofia muscular. Destaco que as pesquisadoras referem que jovens em academias usam esteróides anabolizantes de forma corriqueira. Dentre os produtos citados, aparece o Equipoide, cujo princípio é o Undecilinato de Boldenona, um esteróide utilizado para aumentar a massa muscular de cavalos atletas.

5 comentários:

  1. Professor, e as células da glândula mamária, sofrem hipertrofia e hiperplasia?

    ResponderExcluir
  2. Bem, Ale, vamos então diferenciar a origem dos estímulos que exigem uma adaptação do tecido mamário. O estímulo hormonal na fêmea, como o início da puberdade ou a gravidez, levam a uma hiperplasia das células do parênquima mamário. A hipertrofia da glândula mamária ocorre de forma anormal. Nas mulheres pode ter um componente genético levando a gigantomastia. Em outras espécies a hipertrofia mamária já foi observada quando uma das mamas é retirada cirurgicamente; a mama remansecente sofre hipertrofia compensatória; isto já foi desxrito em coelhas, cabras e cobaias. Ok?

    ResponderExcluir
  3. Alessandra11:40 AM

    Ok professor, entendi agora!!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Achei esse blog por causa dessa imagem. Isso é uma foto real ??

    Quanta deformidade!

    ResponderExcluir
  5. Olá, PV. Sim, trata-se de uma igame 'photoshopada'. Mas, a imagem reforça a preocupação com uso de esteróides anabolisantes.

    ResponderExcluir