sábado, novembro 06, 2010

Uma célula renegada


Na semana que vem iniciamos o módulo sobre Neoplasia. A oncologia é uma ciência multidisciplinar que envolve inúmeros aspectos do câncer: a sua etiologia, epidemiologia, terapêutica clínica e cirúrgica, dentre tantos outros. Indico a vocês uma obra que é uma introdução atrativa tanto para estudiosos do câncer como para leigos, o livro "Uma Célula Renegada" (Editora Rocco, 2000, 176p.), de Robert Weinberg. O autor é um pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Oncologia do Instituto Whitehead e professor de Biologia do Instituto de Tecnologia de Massachussets - MIT.
Diz Weinberg na introdução do livro: "ao contrário da maioria das doenças, tumores cancerosos não são invasores, mas assumem a aparência de formas de vida alienígenas, invasores que entram no corpo através de subterfúgios e começam seus programas de destruição de dentro".
Ao contar a história da descoberta histórica de câncer, Weinberg é capaz de introduzir gradualmente os meandros e as complicações dos genes e proteínas envolvidos (oncogenes, genes supressores de tumor, etc) para o leitor geral. Ele caracteriza as células cancerosas como renegadas porque, ao contrário das células normais do corpo, o câncer ignora as necessidades da comunidade de células, age de forma egoísta e anti-social, e está interessado apenas em sua própria vantagem proliferativa. Em comparação, as células normais mantém o número de células induzindo-as a cometer o suicídio (apoptose). Com certeza, vale a leitura.

2 comentários:

  1. Raimundo
    O câncer nos animais diferencia em alguma coisa do câncer nas pessoas?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marli. Nos aspectos mais genéricos sim. Mas, quando falamos em câncer, estamos nos referindo a um grupo de enfermidades que tem centenas de variações, inclusive as que acometem animais. Muitas formas de tratamento são comuns aos homens e aos animais.

    ResponderExcluir