Este blog é voltado para os alunos de graduação, embora não exclusivamente. Nosso foco é o ensino da Patologia Animal. Somos professores da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina. O blog contém comentários, dicas, descrições de casos anátomo-clínicos e tem objetivo puramente educacional.
sábado, novembro 06, 2010
Uma célula renegada
Na semana que vem iniciamos o módulo sobre Neoplasia. A oncologia é uma ciência multidisciplinar que envolve inúmeros aspectos do câncer: a sua etiologia, epidemiologia, terapêutica clínica e cirúrgica, dentre tantos outros. Indico a vocês uma obra que é uma introdução atrativa tanto para estudiosos do câncer como para leigos, o livro "Uma Célula Renegada" (Editora Rocco, 2000, 176p.), de Robert Weinberg. O autor é um pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Oncologia do Instituto Whitehead e professor de Biologia do Instituto de Tecnologia de Massachussets - MIT.
Diz Weinberg na introdução do livro: "ao contrário da maioria das doenças, tumores cancerosos não são invasores, mas assumem a aparência de formas de vida alienígenas, invasores que entram no corpo através de subterfúgios e começam seus programas de destruição de dentro".
Ao contar a história da descoberta histórica de câncer, Weinberg é capaz de introduzir gradualmente os meandros e as complicações dos genes e proteínas envolvidos (oncogenes, genes supressores de tumor, etc) para o leitor geral. Ele caracteriza as células cancerosas como renegadas porque, ao contrário das células normais do corpo, o câncer ignora as necessidades da comunidade de células, age de forma egoísta e anti-social, e está interessado apenas em sua própria vantagem proliferativa. Em comparação, as células normais mantém o número de células induzindo-as a cometer o suicídio (apoptose). Com certeza, vale a leitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Raimundo
ResponderExcluirO câncer nos animais diferencia em alguma coisa do câncer nas pessoas?
Olá, Marli. Nos aspectos mais genéricos sim. Mas, quando falamos em câncer, estamos nos referindo a um grupo de enfermidades que tem centenas de variações, inclusive as que acometem animais. Muitas formas de tratamento são comuns aos homens e aos animais.
ResponderExcluir