terça-feira, novembro 09, 2010

Assuma o controle do ciclo celular

Sabe qual é a definição clássica de neoplasia?
"Neoplasia é uma massa anormal de tecido cujo crescimento excede e não está coordenado ao crescimento dos tecidos normais, persistindo [em seu crescimento] mesmo cessado o estímulo que o provocou (Rupert Willis, Médico Britânico)".
Portanto, a neoplasia é um defeito (ou acúmulo de defeitos) no controle do ciclo celular. Que tal rever brincando alguns conceitos sobre divisão celular e controle do ciclo celular? O webgame "The Control of the Cell Cycle" é baseado no prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2001, que foi laureado pelas descobertas relativas ao controle do ciclo celular. Você vai fazer o papel de supervisor da divisão celular. O webgame foi desenvolvido em formato flash. Tem uma interface simples e é realmente instrutivo e divertido. Comentem o que acharam do jogo.

2 comentários:

  1. achei meio chatinho o jogo professor, mas isso pq sou uma péssima controladora da divisão das células, rs
    e o site em inglês deixa mais lento meu raciocinio rsrs, mas a linguaggem que eles usam é bem simples, sem muitos termos complexos, e dessa forma dá pra entender o texto, que alias achei bem legal, todo o texto introdutório ao jogo.
    viva cursinho de inglês!

    ResponderExcluir
  2. rsrs bem, eu também não achei o jogo tão extradordinário assim, mas é bem interessante para lembrar da importância do ciclo de divisão celular. Há outros jogos no site. Experimentou algum outro?

    ResponderExcluir