A FAO (Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) está prestes a anunciar a erradicação mundial da Peste Bovina (Rinderpest). A Peste Bovina não afeta os humanos diretamente, mas sua capacidade de causar perdas enormes e de forma rápida entre o gado bovino e outros animais ungulados tem efeitos devastadores na agropecuária há milênios, com sequelas como fome e devastação econômica.
Lei na íntegra o comunicado da FAO clicando aqui.
A divulgação da erradicação ocorrerá oficialmente no início de 2011. Mas, a notícia já está sendo celebrada mundialmente na comunidade médico veterinária. Justifica-se: é a segunda doença erradicada no mundo e trata-se de uma doença animal. A primeira foi a Varíola, em 1980.
O agente causador da Peste Bovina é um Morbilivirus, da família Paramyxoviridae. O último surto de Peste Bovina foi registrado no Quênia em 2001. E por falar no Quênia...
Um surto devastador de Peste Bovina ocorreu no continente africano no final do século XIX. Acredita-se que o surto dizimou milhões animais ungulados. À época estava sendo construída uma ponte sobre o Rio Tsavo, exatamente no Quênia. A escassez de animais e o aumento da concentração humana no local proporcionaram um ambiente favorável à mudança de hábito alimentar de dois leões. Os leões passaram a caçar os trabalhadores no acampamento. Estimativas da época, apontam que 135 trabalhadores foram devorados pelos leões no acampamento de Tsavo. Os leões viraram mito. Os nativos os chamavam de "Sombra" e "Escuridão". Os coitados acabaram mortos pelo comandante do acampamento, o Ten. Coronel John Henry Patterson. Um dos leões media nada menos que três metros. O primeiro dos dois leões a ser morto ainda exibia um abscesso no canino inferior direito. Certamente isso limitou a voracidade do animal.
Em 1996, Hollywood transformou em filme a história dos leões de Tsavo. Val Kilmer interpreta o Ten. Cel. Patterson. O filme se chama "A Sombra e a Escuridão".
Hoje, os leões ainda poder ser vistos taxidermizados no The Field Museum, em Illinois, Chicago. Um fato curioso: os leões, que nunca se soube se eram irmãos ou amigos de caça, não possuem juba.