terça-feira, outubro 26, 2010

Lesões vistas na necropsia de aula prática


A foto acima mostra o mesmo corte paramediano através da cabeça do animal necropsiado mostrado no último post. Agora, com o material fibroso removido, observe o comprometimento das estruturas maxilar e frontal. A seta indica a fartura em M2. A decisão da eutanásia, assim, mostrou-se coerente em virtude do sofrimento do paciente e da complexidade cirurgica e terapêutica que seria se o tratamento fosse prolongado.

2 comentários:

  1. Anônimo7:29 PM

    durante a necropsia, foi pedido para abrir os seios nasais para nós vermos a lesão.Porém não nos possibilitaram isso e fizeram isso depois.
    é uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Você não precisa se esconder no anonimato para uma fazer uma crítica. Toda crítica, desde que construtiva, é bem vinda. Você também poderia perguntar porque o seio nasal não foi aberto durante a aula prática. Até aquele momento eu tinha a informação de que a peça seria conservada inteira para maceração. Mais tarde a Profa. Geane nos comunicou que seria melhor abrir a cabeça para ter a visualização dos seios.
    O nosso interesse é sempre proporcionar as melhores e mais satisfatórias condições de ensino a vocês. Nem de longe é nosso interesse privá-los de toda e qualquer atividade no Laboratório de Patologia.

    ResponderExcluir