Este blog é voltado para os alunos de graduação, embora não exclusivamente. Nosso foco é o ensino da Patologia Animal. Somos professores da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina. O blog contém comentários, dicas, descrições de casos anátomo-clínicos e tem objetivo puramente educacional.
segunda-feira, outubro 18, 2010
Actinomicose - O aspecto macroscópico da lesão
Hoje vimos na aula de microscopia um granuloma actinomicóide. Interessante ver como a lesão macroscópica é exuberante. A actinomicose é causada pela Actinomyces bovis, bactéria gram-positiva, comensal da cavidade oral dos bovinos. Presume-se que a infecção se instale a partir de lesões préexistentes na cavidade oral do animal afetado. A colonização da ferida pelo A. bovis desencadeia uma reação inflamatória granulomatosa que afeta principalmente a mandíbula, acarretando em osteomielite. A lesão alcança vários centímetros de diâmetro e tem aspecto deformante. Procurem ler também a respeito de Actonobacilose. A imagem é do banco de imagen da Cornell University.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante. Não imagina que era tão exuberante, imaginava algo menor..
ResponderExcluirÉ uma lesão que chama bastante atenção. Interessante ver também a imagem radiográfica da mandíbula. Bem, vamos ter tempo de ver isso.
ResponderExcluirEssa lesão poderá diminuir, ou terá que ser realizado uma cirurgia?
ResponderExcluiré zoonose?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOcorre actinomicose em humanos, mas com patogenia semelhante à dos bovinos. Não há, portanto, correlação direta entre as duas formas.
ResponderExcluir