quarta-feira, dezembro 01, 2010

Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS



A AIDS continua sendo uma doença pandêmica mundialmente. E o dia de hoje não traz dados animadores: aumentou o número de casos da doença no Brasil. A maior concentração dos casos acumulados desde 1980 está na região sudeste, que tem 58% das notificações. Proporcionalmente à população, o Sul tem a maior taxa de incidência, com 32,4%. Segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV em todo o país; desses, 255 mil não sabem que foram infectados. Leia mais.

O agente da AIDS é o HIV. Um retrovírus, com genoma de RNA, que infecta as células e, através da enzima transcriptase reversa, produz uma cópia do seu genoma em DNA e incorpora o seu próprio genoma no genoma humano, localizado no núcleo da célula infectada. Leia mais.

É sempre bom lembrar que a AIDS é transmitida através do contato sexual, da transfusão de sangue contaminado, da mãe para o bebê durante a gravidez ou na amamentação e ainda pela reutilização de seringas e agulhas entre os usuários de drogas injetáveis. Como não há cura para a doença, seu combate deve ser feito através de medidas preventivas, tais como o uso de preservativos (camisinha), o controle de qualidade do sangue usado em transfusões e o emprego de seringas e agulhas descartáveis.

Um comentário:

  1. Anônimo10:14 AM

    Gostei do vídeo...
    Importante para quebrar a imagem errônea e preconceituosa que muitas pessoas ainda tem sobre a doença e os portadores de AIDS...

    ResponderExcluir