Este blog é voltado para os alunos de graduação, embora não exclusivamente. Nosso foco é o ensino da Patologia Animal. Somos professores da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina. O blog contém comentários, dicas, descrições de casos anátomo-clínicos e tem objetivo puramente educacional.
quinta-feira, setembro 16, 2010
Tarefa 2. Choque
Não se trata exatamente de uma tarefa. É mais uma sugestão, está bem? No dia 30 de setembro a aula da Profa. será sobre Choque e Coagulação Intravscular Disseminada (C.I.D.). É um tópico complexo e sugiro que vocês leiam a respeito antes da aula. O choque é consequência final comum de um grande número de eventos clínicos potencialmente letais. O choque conduz a um quadro de hipotensão sistêmica grave, seja pelo reduzido débito cardíaco ou pelo reduzido volume sanguíneo circulante. Há vários tipos diferentes de choque, bem como há mecanismos diferentes. Leiam mais a respeito de choque e também sobre CID. Acreditamos assim que a aula poderá ser mais interativa. A imagem que vocês vêem acima é uma consequência do choque. Qual é o órgão e a lesão presente?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
não sei que tecido é este
ResponderExcluirquais seriam as caracteristicas para diferencia-lo?
O órgão é o fígado. A lesão: necrose centrolobular. Uma típica lesão que acompanha os quadros de choque. Porque isso acontece exatamente na região centroplçobular do fígado? Você me fez uma pergunta, estou te devolvendo outra. :)
ResponderExcluirNão poderia ser talvez uma lesão causada por insuficiência cardíaca conjestiva direita devido ao acúmulo de sangue na veia centro lobular...!?
ResponderExcluirNão poderia ser talvez uma lesão causada por insuficiência cardíaca conjestiva direita devido ao acúmulo de sangue na veia centro lobular...!?
ResponderExcluirBem, áreas de necrose, inclusive centrolobular podem aparecer em decorrência de ICC direita. Contudo, há marcante congestão no fígado, o que esta imagem não mostra. Mas, sua percepção sobre ICC e necrose está correta.
ResponderExcluir