terça-feira, setembro 14, 2010

As doenças cardiovasculares assustam!

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de óbito no mundo, especialmente as doenças isquêmicas do coração e que culminam com o infarto do miocárdio. É claro que em países emergentes como o Brasil ainda há um enorme número de óbitos por doenças infecciosas. Tuberculose, Malária, AIDS e várias outras moléstias ainda são devastadoras em países pobres. Mas, as doenças cardiovasculares matam indiscriminadamente ricos e pobres. Daí partimos para a principal pergunta: qual a etiologia destes óbitos. O espectro etiológico não é exatamente pequeno, mas certamente estresse, tabagismo, maus hábitos alimentares e sedentarismo são fatores contributivos altamente significativos. Portanto, optar por uma dieta equilibrada, buscar uma atitude mais zen, e não abdicar de (ao menos) caminhar três vezes por semana é sinal de muito juízo e amor próprio. Se cuidem. Eu estou tentando seguir minha própria receita, por isso eu sei que é difícil. Daí eu olho pra foto aí de cima e vou logo calçando meu tênis...

Um comentário:

  1. publiquem e visitem o nosso blog sobre o tema das doenças cardiovasculares!!!!
    precisamos de muitas visitas por causa do trabalho.
    http://protegeoteucoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir