quarta-feira, setembro 21, 2011

Dia Mundial Sem Carro


Amanhã, 22 de setembro, acontece o Dia Mundial Sem Carro, uma iniciativa mundial que promove alternativas à dependência ao uso do automóvel.
Pessoas se mobilizam de muitas formas e em muitas cidades do mundo para que neste dia descubram um jeito diferente de ir ao trabalho, visitar os amigos, ir e vir... sem carro.

A ideia é que as pessoas experimentem, pelo menos por um dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

Adote essa ideia e participe do Car Free Day.
Não esqueça de comentar sobre essa iniciativa com seus filhos, vizinhos e amigos.
Boa caminhada ou boa pedalada.



Vá a pé.
Vá de bicicleta.
Vá de skate.
Vá de patins.
Pegue carona ou táxi ou ônibus.

terça-feira, setembro 06, 2011

Campanha Anti-Etilismo. Contra o álcool e a favor da vida.

Este vídeo foi produzido pela Comissão de Transporte de Acidentes do governo australiano.
O vídeo foi ao ar em 1989. A campanha fez reduzir significativamente o número de acidentes nas estradas. O vídeo exibe cenas fortes ao som da canção Everybody Hurts do R.E.M..

Atenção: algumas cenas são fortes e perturbadoras.

Postei este vídeo por que defendo que a campanha anti-tabagismo que tem ocorrido mundialmente também precisa ganhar uma versão anti-etilismo. O álcool é mais devastador que o cigarro. O número de acidentes de trânsito, com e sem vítimas fatais alcança milhões de pessoas em todo o mundo todos os anos.

No Brasil, morrem mais pessoas em acidentes de trânsito ao ano do que morrem soldados nas guerras em curso (Iraque, Afeganistão, Oriente Médio). O etilismo crônico também é responsável por um enorme espectro de enfermidades: doenças cardiovasculares, insuficiência hepática, pancreática, depressão. Dados do Ministério da Saúde apontam que o consumo do álcool é crescente entre os adolescentes e pré-adolescentes. E o que é pior: com grande aceitação social! Que vergonha!

Vamos lançar uma campanha contra o consumo do álcool. Enquanto famílias choram as perdas e/ou mutilações de seus entes queridos, uma cervejaria está projetando uma propaganda de sucesso na sua tv. Vamos refletir sobre isso.

sábado, setembro 03, 2011

Greve dos docentes da UFPR é suspensa

Caríssimos, a greve dos docentes está suspensa desde a última quinta (01/09) e as aulas serão retomadas no campus Palotina a partir da segunda (05/09). Vamos ter oportunidade de conversar ao longo das próximas semanas sobre o significado desta mobilização que envolveu toda nossa comunidade. Ainda temos muitos desafios e muitas lutas. E é importante seguir em frente e divisar o horizonte que se aproxima.