quinta-feira, março 31, 2011

Senadora do PR pede inclusão do médico veterinário no NASF

A senadora paranaense Gleisi Hoffmann encaminhou na última semana ofício ao ministro Alexandre Padilha, da Saúde, solicitando a inclusão do médico veterinário no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF). No documento, a parlamentar defende “mais do que se ocupar da saúde das famílias, a proposição de integrar a Medicina Veterinária ao NASF transcende o aspecto individual da atenção básica por si só, e abrange todo o contexto individual, coletivo e ambiental como gerador de doença. Nesta mesma linha de raciocínio, é importante destacar a estratégia moderna de saúde pública ‘UM MUNDO, UMA SAÚDE’, elaborada pelos organismos internacionais representados pela OMS, FAO, OIE e UNICEF”.
Em dezembro de 2010, Gleisi Hoffmann participou de uma reunião da Comissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal, do CRMV-PR, quando foi apresentada à senadora a importância do médico veterinário na saúde pública e defendida a inclusão do profissional no NASF.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CRMV/PR. Acessado em 31/03/2011.

Além da sala de aula - Workshop em Defesa Agropecuária Animal

Caríssimos, na semana que vem ocorrerá na UFPR/Palotina o Workshop de Atualização em Defesa Agropecuária Animal. A programação inclui profissionais de expressão ligados a universidades, institutos e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O foco maior do evento é a sanidade animal. É uma oportunidade fantástica de conhecer a situação atual de várias enfermidades impactantes, tanto doponto de vista sanitário como econômico. Em breve vou postar aqui uma entrevista com a Profa. Elizabeth Takiuchi para que ela fale um pouco mais sobre o evento.

quarta-feira, março 23, 2011

Leptina, Ghrelina e Motilina

Prometido, mas não esquecido... segue abaixo a indicação dos artigos sobre Leptina, Ghrelina e Motilina e suas correlações com a motilidade GI e os mecanismos de saciedade.

Ohno, T. et al. The Roles of Motilin and Ghrelin in Gastrointestinal Motility. International Journal of Peptides 2010: 1-6. 

Mota, G.R. e Zanesco, A. Leptina, Ghrelina e Exercício Físico. Arq. Bras. Endocrinol. Metab. 51/1:25-33, 2007.

Escherichia coli 157:H7

O vídeo abaixo mostra como a E. coli O157:H7 se adere ao intestino, os fatores de virulência envolvidos e as transformações desencadeadas na superfície dos enterócitos, o que resluta em uma grave diarreia hemorrágica.

Doenças entéricas infecciosas + Cólica Equina

As doenças entéricas de natureza infecciosa são duplamente importantes: repercutem gravemente no organismo dos indivíduos afetados e (em se tratando de animais de produção) causam enormes perdas econômicas. No estudo das doenças entéricas vemos que há patógenos que são comuns a diversas espécies e há aqueles que ocorrem de forma mais específica. Selecionamos alguns artigos interessantes para complementar a aula de hoje:

SAMARA, S.I. et al. Ocorrência da diarréia viral bovina nas regiões sul do Estado de Minas Gerais e nordeste do Estado de São Paulo. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 41: 396-403, 2004.

JEREZ, J.A. Detecção de Rotavírus e Coronavírus em fezes de bezerros neonatos com diarreia criados no estado de São Paulo. Arq. Inst. Biol., 69: 19-23, 2002.

Também selecionei um artigo sobre causas de cólica em equinos. Os dados são bem interessantes e ilustram
quais problemas os autores mais observaram nos diferentes segmentos do intestino dos cavalos afetados.

Voigt, A. et al. Causas de cólica gastrointestinal em equinos na África do Sul (1998–2007). Tydskr.S.Afr.vet.Ver. 80: 192–198, 2009.

sexta-feira, março 18, 2011

Google anuncia novidades no Blogger

Foto: Blogger (divulgação)
O Blogger é a plataforma de blogs da Google. É a mais robusta e popular. Melhor ainda: é gratuita. Não há nenhuma dúvida do quanto é fácil criar um blog com os recursos disponibilizados pelo Blogger. A Google anunciou que vai aprimorar os recursos do Blogger, incluindo as mudanças na interface do painel do usuário. O vídeo abaixo mostra algumas das mudanças que virão. Legal. Esperamos que em breve isso se traduza na oportunidade de tornar nossos blogs ainda melhores.

quinta-feira, março 17, 2011

Modelo de Formato para Composição de Texto

Caríssimos, conforme trabalhamos e vamos continuar trabalhando na produção de textos, tornamos disponível a vocês o modelo que é usado nas disciplinas de Patologia Geral e Patologia Especial. O formato é editável. Não esqueça de usar sempre um software anti-vírus ao baixar e usar arquivos. Clique aqui.

Cronograma de Patologia Geral - Primeiro Semestre de 2011

Caríssimos, cliquem aqui para baixar ou visualizar o cronograma da disciplina Patologia Geral e Técnicas de Necropsia para o 1o. semestre de 2011.

quarta-feira, março 16, 2011

Um pouco mais sobre Estomatites Vesiculares

Caríssimos, um dos principais destaques desta primeira parte do estudo das afecções do sistema digestório, com certeza, é o grupo das estomatites vesiculares. São doenças que tem enorme impacto sanitário e econômico. Selecionei alguns artigos que vão ampliar os horizontes de vocês e ajudá-los a ver com mais profundidade estas enfermidades. Selecionei dois artigos sobre Febre Aftosa, porque é a enfermidade mais importante deste grupo. Destaco o artigo da Dra. Tania Lyra. A Dra. Tania já ocupou os cargos de Secretária Nacional de Defesa Agropecuária e Diretora do Departamento de Defesa Sanitária Animal e já representou o Brasil junto à Escritório Internacional de Epizootias (OIE) e Organização Mundial do Comércio (OMC). O artigo faz um amplo histórico da ocorrência da Febre Aftosa no Brasil e as políticas públicas implementadas para controlar e erradicar a doença. O outro artigo sobre FA abrange detalhes mais técnicos sobre a enfermidade, assim como os demais artigos sobre Estomatite Vesicular, Língua Azul e BVD.

Lyra, T. A Febre Aftosa no Brasil. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. 56: 565-576, 2004.

Kitching, R.P. Clinical Variation in Foot-and-Mouth Disease: Cattle. Rev. Sci. Tech. Off. Int. Epiz. 21: 499-504, 2002.

Tomich, R.G. et al. Epidemiologia do Vírus da Língua Azul em Rebanhos Bovinos. EMBRAPA Documentos 85. 2006.

Samara et al. Ocorrência da diarréia viral bovina nas regiões sul do Estado de Minas Gerais e nordeste do Estado de São Paulo, Braz.J. Vet. Res. Anim. Sci. 41: 396-403, 2004.

De Stefano et al. Estomatite Vesicular: Uma Revisão, Arq. Inst. Biol. 69: 127-133, 2002.

segunda-feira, março 14, 2011

Cronograma de Patologia Especial - 1o semestre de 2011

Caríssimos, já está disponível para download o cronograma completo da disciplina Patologia Especial para o primeiro semestre de 2011. Clique aqui.

sexta-feira, março 11, 2011

A tecnologia precisa estar presente na sala de aula

Matéria publicada no site Educar Para Crescer aponta para a necessidade de incorporar as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ao projeto pedagógico das escolas e, por extensão, às universidades. Leia mais clicando aqui.

quarta-feira, março 09, 2011

Hora do Planeta 2011 - Vamos participar juntos!



Vamos participar juntos da Hora do Planeta em 2011.
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando será a Hora do Planeta este ano?
Será sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30.

Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.
Em 2011, a mobilização será ainda maior.
Esta é maior mobilização voluntária do planeta.
Participe!

terça-feira, março 08, 2011

Dia Internacional da Mulher


Hoje (08/03) é o Dia Internacional da Mulher. Ao celebrar este dia, o PatologiaVet destaca uma interessante matéria publicada na Revista Unesp Ciência deste mês. O título da matéria é "A Ciência das Mulheres". O autor destaca que "as cientistas ainda sofrem com estereótipos e competem em desigualdade com os homens na corrida pela ascensão na carreira". A matéria traz vários dados que corroboram a ideia de que as mulheres ainda são minoria nos postos mais altos da academia. Destaque-se a pesquisa de Isabel Tavares, coordenadora da área de iniciação científica do CNPq. Ela se baseou em números do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do próprio CNPq, da Plataforma Lattes e da Coleta/Capes, para conduzir a pesquisa intitulada “A participação feminina na pesquisa: presença das mulheres nas áreas do conhecimento”.
Leia a matéria completa clicando aqui.
É importante a reflexão de que no mundo de hoje, embora haja o discurso da igualdade de acesso aos dois gêneros, as mulheres ainda sofrem com o preconceito e com a desvalorização de seu trabalho.
Viva as mulheres! Esse post é dedicado às três mulheres que encantam minha vida: Angélica, Maria Fernanda e Beatriz. Mãe, Esposa, Filha.

quarta-feira, março 02, 2011

Novo site do Hospital Veterinário

O Prof. Flávio Shigueru, Diretor do Hospital Veterinário do Campus Palotina, a equipe de docentes e técnicos do HV está estruturando o novo site do hospital. A ideia é que o site seja uma fonte importante de contato entre a comunidade acadêmica e a comunidade palotinense. O Prof. Flávio nos concedeu uma entrevista para falar do site e também sobre o processo de seleção para o programa de residência. Ouça a entrevista: