quinta-feira, março 31, 2011

Senadora do PR pede inclusão do médico veterinário no NASF

A senadora paranaense Gleisi Hoffmann encaminhou na última semana ofício ao ministro Alexandre Padilha, da Saúde, solicitando a inclusão do médico veterinário no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF). No documento, a parlamentar defende “mais do que se ocupar da saúde das famílias, a proposição de integrar a Medicina Veterinária ao NASF transcende o aspecto individual da atenção básica por si só, e abrange todo o contexto individual, coletivo e ambiental como gerador de doença. Nesta mesma linha de raciocínio, é importante destacar a estratégia moderna de saúde pública ‘UM MUNDO, UMA SAÚDE’, elaborada pelos organismos internacionais representados pela OMS, FAO, OIE e UNICEF”.
Em dezembro de 2010, Gleisi Hoffmann participou de uma reunião da Comissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal, do CRMV-PR, quando foi apresentada à senadora a importância do médico veterinário na saúde pública e defendida a inclusão do profissional no NASF.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CRMV/PR. Acessado em 31/03/2011.

3 comentários:

  1. Anônimo10:03 PM

    Prof a nova organização no blog ficou muito boa!!! a disposição dos artigos separados por aula torna mais fácil a organização do material.
    Um probleminha nos últimos links que vc nos passou de artigos de neuropatologia o link de "Doenças do sistema nervoso central de equídeos no semi-árido" está incorreto.
    Link correto: http://www.scielo.br/pdf/pvb/v29n7/15.pdf

    como nao tinha como comentar lá na aba dos artigos comentei aqui mesmo... :D
    Muito interessante essa matéria tbm, o veterinário só não está mais inserido por desconhecimento dos políticos e da própria sociedade da importância do papel do médico veterinário quando se trata de saúde pública.

    ResponderExcluir
  2. Sim, os veterinários são importantes no delineamento de políticas públicas de saúde e também em ações diretas de prevenção e promoção da saúde.
    Quanto ao link, conferi e abriu sem nenhum problema. Se ainda assim você não conseguir, acesse a base do Scielo (www.scielo.br) e busque a partir da referência, ok?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:32 PM

    Ei professor me lembrei de um vídeo que vi do animal planet sobre distúrbios neurológicos em cães devido às buscas constantes por padrões de raças, e estes cães apresentam diferentes distúrbios neurológicos, respiratórios, etc...

    achei um link que tem o vídeo dividido em partes:
    http://cozinhaveg.blogspot.com/2009/07/segredos-do-pedigree-porque-nao-comprar.html

    vale a pena conferir e comentar ;)

    ResponderExcluir