sábado, abril 23, 2011

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

Hoje (23 de abril) a UNESCO celebra o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.

A data é celebrada para alertar o mundo sobre a importância dos livros como pilares de sociedades livres e abertas. A data de 23 de abril foi escolhida por seu caráter simbólico: é a mesma data em que morreram William Shakespeare e Miguel de Cervantes e em que nasceram Maurice Druon e Vladimir Nabokov.

Caríssimos, esta é a 100a. postagem do blog. Marca muito especial pra nós. Obrigado pelo apoio de vocês.

Vamos fazer com que este nosso espaço ainda nos oportunize muitas centenas de postagens, troca de ideias e de experiências. Valeu.

Jogo do PIB: mais verba para a Educação


No site da revista Nova Escola há um jogo bem interessante sobre educação.
O novo Plano Nacional de Educação (PNE) pede que o Brasil aumente o investimento em Educação Básica pública de 5% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Para isso, será preciso diminuir o investimento em outras áreas. Se a decisão estivesse na sua mão, quais desses gastos seriam riscados do orçamento?

sexta-feira, abril 22, 2011

Dia da Terra

Sou meio avesso a convenções de datas, mas quando está envolvida uma boa causa, vale a pena ser convencional. Os americanos convencionaram chamar o dia de hoje (22 de abril) de Dia da Terra. Dia da Terra deve ser todo dia. De qualquer forma, é importante assumirmos o compromisso de cuidar do planeta. Nossos esforços individuais devem alcançar uma dimensão coletiva que nos permita legar um planeta habitável, limpo e seguro aos nossos filhos. Faça a sua parte. Façamos a nossa parte.
Lembro da época de estudante em que nosso sonho era viver uma ciência que fosse...
...Ecologicamente sustentável
...Socialmente justa
...Tecnicamente adequada
...Economicamente viável
...Culturalmente aceita
Ainda estamos longe disso, mas acho que esse deve ser nosso horizonte coletivo. Também lembrei destes versos... "De onde nem tempo, nem espaço/Que a força mãe dê coragem/Prá gente te dar carinho/Durante toda a viagem/Que realizas do nada/Através do qual carregas/O nome da tua carne..."

SALÁRIO DIGNO AOS PROFESSORES

O Projeto SALÁRIO DIGNO AOS PROFESSORES já conta com milhares de participantes nas redes sociais.

É de iniciativa popular visando MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NESTE PAÍS.

Defendemos, como idéia básica, a equiparação do percentual de aumentos do rendimento pago ao Legislativo com o que é concedido ao Magistério público, em seus três níveis: municipal, estadual e federal.

INTOLERÁVEL É UM DEPUTADO FEDERAL RECEBER DO ESTADO

MAIS DE 300 VEZES QUE UM PROFESSOR CONCURSADO.

Para o projeto ser votado, precisamos de um milhão de assinaturas e, depois, conseguir que 50% + 1 dos membros da Câmara Federal também assinem a proposta, repetindo o que aconteceu com o movimento pela FICHA LIMPA.

Mais uma vez, nós, brasileiros, podemos mostrar a nossa força, como povo mobilizado, para mudar as velhas e injustas estruturas que se perpetuam no atraso, e atravancam o Brasil em sua arrancada para o futuro. Um futuro à vista de todos, basta querer ver, e agir.

Por isso, foi criada uma Ação no site www.educanacao.org, que funciona como uma rede de mobilização social, onde são divulgadas as noticias sobre a iniciativa e plataforma de abaixo assinado.

Faça parte desta idéia e ajude a construirmos um país melhor para nossos filhos.



Fred Teixeira Leite

Movimento Salário Digno aos Professores

quinta-feira, abril 21, 2011

Página de recados - Estilo Sticky Notes

Bem, abaixo vocês tem a minha 'wallwisher', um site que oferece uma página de recados, estilo mural para sticky notes. Cool.

quarta-feira, abril 20, 2011

Mapas Conceituais de Patologia do Sistema Digestório

Caríssimos, disponibiliamos abaixo os links para os mapas conceituais (em 3 partes) do módulo de patologia do sistema digestório. Contudo, esclarecemos que a elaboração destes mapas é tarefa de vocês, não nossa. É exatamente a elaboração dos mapas que lhes permite ver a amplitude de todo o tópico e, a partir disto, estabelecer estratégias de estudo compatíveis com a complexidade do assunto. Para acessar os mapas, clique nos links abaixo:

Mapa conceitual da 1a parte do estudo da Patologia do Sistema Digestório.

Mapa conceitual da 2a parte do estudo da Patologia do Sistema Digestório.

Mapa conceitual da 3a parte do estudo da Patologia do Sistema Digestório.

quinta-feira, abril 14, 2011

Patologia, Paleopatologia e Múmias

O Prof. André Muniz Afonso, do curso de Tecnologia em Aquicultura, que sempre prestigia este blog, nos recomenda matéria publicada no O Globo On-Line. A matéria enfoca o trabalho do suíço Frank Rühli, diretor do Centro de Medicina Evolucionária da Universidade de Zurique, um patologista que trabalha em um ramo muito interessanta da Anatomia Patológica que é a Paleopatologia. Vale conferir a matéria completa e mais uma vez obrigado ao Prof. André pelo apoio constante ao nosso blog. Leia a matéria completa.

Trabalho para turma de Patologia especial

Olá pessoal,
Como todos já sabem terminamos ontem o conteúdo de NEUROPATOLOGIA. Como consta no cronograma deveriamos ter realizado uma tarefa prática em sala de aula, mas devido a "correria" das ultimas semanas essa tarefa será executada por vocês em casa. Portanto o que vocês devem fazer? Vocês formarão grupos de quatro alunos e  cada grupo será responsavel por uma doença que foi ou não abordada em sala de aula. A escolha da doença fica a criterio do grupo. Esses textos devem conter sinais clinicos, patogenia, lesões macroscopicas e microscopicas, epidemiologia e diagnóstico e deverão ser entregues no formato on line (atraves do meu e mail viott@ufpr.br) até a data da primeira prova. os melhores textos serão publicados aqui no blog para acesso publico, portanto CAPRICHEM! Nada de ficar só no copie e cole.
E antes que vocês me perguntem SIM vai valer nota.

Abraços e bom trabalho
Profa. Aline Viott

Trabalhos para casa

Olá queridos alunos,
Como conversamos em aula segue a tarefa que vocês devem executar. Com relação ao trabalho intitulado "Apoptose na desmielinização da cinomose canina (Revisão de literatura)", vocês deverão me entregar um resumo critico explicando o processo de degeneração e apoptose que ocorre na cinomose canina. Se possivel façam uma ligação entre esses dois processos e o estabelecimento da lesão microscopica. O Link para acesso do trabalho segue abaixo:

"Apoptose na desmielinização da cinomose canina (Revisão de literatura)"

Para o segundo trabalho intitulado "Feline hepatic Lipidosis: Pathophysology, clinical signs and diagnosis" vocês deverão formular um texto que explique os sinais clinicos, patogenia, lesões macro e microscopicas observadas. Infelizmente esse trabalho só está disponivel no xerox, pois o acesso on line é restrito.

O prazo para entrega é dia 30/04/11 (dia da prova). Os trabalhos devem ser entregues na folha de formulação de texto obedecendo o número de linhas e a formatação exigida.

Abraços e bom trabalho
Professora Aline e Professora Raimundo