sexta-feira, abril 22, 2011

Dia da Terra

Sou meio avesso a convenções de datas, mas quando está envolvida uma boa causa, vale a pena ser convencional. Os americanos convencionaram chamar o dia de hoje (22 de abril) de Dia da Terra. Dia da Terra deve ser todo dia. De qualquer forma, é importante assumirmos o compromisso de cuidar do planeta. Nossos esforços individuais devem alcançar uma dimensão coletiva que nos permita legar um planeta habitável, limpo e seguro aos nossos filhos. Faça a sua parte. Façamos a nossa parte.
Lembro da época de estudante em que nosso sonho era viver uma ciência que fosse...
...Ecologicamente sustentável
...Socialmente justa
...Tecnicamente adequada
...Economicamente viável
...Culturalmente aceita
Ainda estamos longe disso, mas acho que esse deve ser nosso horizonte coletivo. Também lembrei destes versos... "De onde nem tempo, nem espaço/Que a força mãe dê coragem/Prá gente te dar carinho/Durante toda a viagem/Que realizas do nada/Através do qual carregas/O nome da tua carne..."

2 comentários:

  1. mariana da luz6:17 PM

    tenho visto muitos professores indo pra facul de bike, isso mto me alegra!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Mariana. Acho que nós podemos, com nossas atitudes, alcançar grandes feitos. A opção por um estilo de vida ecologicamente correto é uma medida que vai além do horizonte do próprio umbigo. Imagine que mudanças extraordinárias faremos se apenas 10% da população do planeta mudar radicalmente seus conceitos e optar por modelos sustentáveis?

    ResponderExcluir