segunda-feira, janeiro 31, 2011

2011 - Ano Veterinário Mundial


A primeira escola de medicina veterinária do mundo foi criada em Lyon, na França, em 1761. Em seguida foi criada a Escola de Veterinária de Alfort, nos arredores de Paris, em 1764. Ambas por iniciativa do veterinário francês Claude Bourgelat (1719-1779). Isto significa que 2011 marca o 250o aniversário de educação veterinária no mundo.


Ao consolidar as primeiras instituições de treinamento para veterinários, Bourgelat criou a profissão de médico veterinário. Assim, 2011 também marca os 250 da medicina veterinária como profissão no mundo.

O gênio de Bourgelat não parou aí. Como resultado da sua frutífera colaboração com cirurgiões em Lyon, tornou-se o primeiro cientista a ousar sugerir que o estudo da biologia e patologia animal ajudaria a ampliar nosso entendimento da biologia e patologia humana. De novo, 2011 marca os 250 anos de aniversário do conceito de patobiologia comparativa, sem o qual a medicina moderna nuna teria emergido.

Portanto, não é apenas o aniversário da criação do ensino de veterinária que deve ser celebrado na França em 2011. O mundo inteiro deve celebrar a profissão veterinária, que tem trabalhado para melhorar tanto a saúde animal como a humana nos últimos 250 anos.

Nós propomos que 2011 deva ser declarado:

"Ano Veterinário Mundial".

(Executive Council of Vet2011)

sexta-feira, janeiro 28, 2011

WSPA coordena auxílio aos animais, vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro

Com a tragédia que assolou a Região Serrana do Rio (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis), nos últimos dias, e o estado de calamidade na região, a WSPA divulga uma campanha de doação e faz um apelo aos que desejam colaborar no auxílio aos animais, atingidos pelas fortes chuvas que castigaram o local.

Leia mais clicando aqui.

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Solidariedade, Amor e Esperança 2

O CRMV-RJ cadastra voluntários para ajudar na região serrana do Rio


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) está cadastrando voluntários - médicos veterinários e zootecnistas - para disponibilizar ajuda às cidades atingidas pela tragédia na Região Serrana. A ação funcionará como força-tarefa que estará à disposição das Prefeituras das cidades atingidas pelas chuvas, que poderão solicitar esses voluntários ao Conselho.

As áreas de atuação dos voluntários são:

1. Saúde Pública/Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (cuidados com alimentos em geral e controle de surtos de leptospirose e outras doenças);
2. Cuidados com animais de pequeno porte;
3. Cuidados com animais de grande porte;
4. Cuidados com animais silvestres;
5. Educação sanitária à população.

Os médicos veterinários e zootecnistas que desejarem ser voluntários podem entrar em contato com o CRMV-RJ através do e-mail crmvrj@crmvrj.org.br,

informando os seguintes dados:

- Nome Completo
- Número do CRMV
- Área de atuação (conforme os itens acima)
- Telefone para contato

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rua Torres Homem, 475 - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20551-070
Tel (21) 2576-7281
Fax (21) 2576-7844
http://www.crmvrj.org.br/
crmvrj@crmvrj.org.br

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Solidariedade, Amor e Esperança


Caríssimos, janeiro nos surpreende com esta pavorosa catástrofe na belíssima região serrana do Rio de Janeiro. A famosa serra é a chamada Serra Imperial e inclui extensas áreas nativas de mata atlântica. Os municípios afetados fazem parte de um complexo turístico maravilhoso, parte da história do país. Lá ainda é possível encontrar parte significativa da história do Brasil, especialmente aquela relacionada à família real. A perda de tantas é imensurável. Das muitas cenas pungentes observadas nos últimos dias, a do cão Caramelo nos tocou em especial. Conforme citado no Bol Notícias "ele vivia com sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, e outras três pessoas numa casa do bairro Caleme, um dos mais devastados em Teresópolis. A casa foi soterrada e a família morreu. O cão escapou, mas ficou cavando até localizá-los. Quando as equipes de resgate chegaram ao local, foram guiadas por Caramelo até os corpos. Ele foi resgatado pela ONG Estimação. Não queria sair do lado da cova de sua dona e agora está muito carente. Pula no colo de qualquer pessoa que se aproxime". A foto é de Vanderlei Nunes (AFP).
No site veja.com há links para diversas entidades que estão recolhendo donativos para os desabrigados. O site ainda resume algumas orientações para quem quer fazer doações:


Orientações gerais para doação

Pesquise sobre as várias instituições existentes antes de escolher aquela a quem confiará sua colaboração.
Evite organizações recém-formadas e aposte naquelas que já comprovaram responsabilidade e eficiência em outros projetos.
Fique atento a e-mails falsos, supostamente ligados às instituições, que solicitam ajuda via links suspeitos da internet.
Acompanhe, nos próximos meses, as ações da organização escolhida, para saber como sua doação está sendo utilizada e se a instituição precisa de novo apoio para completar seus esforços.
Quem deseja se voluntariar ao apoio presencial às vítimas deve ter experiência prévia em desastres ou habilidades técnicas para se candidatar. O ideal é aliar-se a uma organização que já possua estrutura e equipe formada.