Caríssimos, janeiro nos surpreende com esta pavorosa catástrofe na belíssima região serrana do Rio de Janeiro. A famosa serra é a chamada Serra Imperial e inclui extensas áreas nativas de mata atlântica. Os municípios afetados fazem parte de um complexo turístico maravilhoso, parte da história do país. Lá ainda é possível encontrar parte significativa da história do Brasil, especialmente aquela relacionada à família real. A perda de tantas é imensurável. Das muitas cenas pungentes observadas nos últimos dias, a do cão Caramelo nos tocou em especial. Conforme citado no Bol Notícias "ele vivia com sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, e outras três pessoas numa casa do bairro Caleme, um dos mais devastados em Teresópolis. A casa foi soterrada e a família morreu. O cão escapou, mas ficou cavando até localizá-los. Quando as equipes de resgate chegaram ao local, foram guiadas por Caramelo até os corpos. Ele foi resgatado pela ONG Estimação. Não queria sair do lado da cova de sua dona e agora está muito carente. Pula no colo de qualquer pessoa que se aproxime". A foto é de Vanderlei Nunes (AFP).
No site veja.com há links para diversas entidades que estão recolhendo donativos para os desabrigados. O site ainda resume algumas orientações para quem quer fazer doações:
Orientações gerais para doação
• Pesquise sobre as várias instituições existentes antes de escolher aquela a quem confiará sua colaboração.• Evite organizações recém-formadas e aposte naquelas que já comprovaram responsabilidade e eficiência em outros projetos.
• Fique atento a e-mails falsos, supostamente ligados às instituições, que solicitam ajuda via links suspeitos da internet.
• Acompanhe, nos próximos meses, as ações da organização escolhida, para saber como sua doação está sendo utilizada e se a instituição precisa de novo apoio para completar seus esforços.
• Quem deseja se voluntariar ao apoio presencial às vítimas deve ter experiência prévia em desastres ou habilidades técnicas para se candidatar. O ideal é aliar-se a uma organização que já possua estrutura e equipe formada.
Professor, muito bom o post, principalmente as "orientações gerais para doação", pois há muitas pessoas que tentam se beneficiar dessa situação, e acabam prejudicando as que realmente precisam; por isso devemos cuidar e nos orientar na hora das doações...
ResponderExcluir