sábado, junho 04, 2011

Carbúnculo Sintomático

É uma doença causada pela bactéria Clostridium chauvoei e atinge bovinos jovens (6 meses a 2 anos de idade), até 1880 era confundida com o Carbúnculo Verdadeiro (causado pelo Bacillus anthracis); a principal diferença entre essas duas doenças é que o Clostridium chauvoei é anaeróbico restrito, ao contrário do Bacillus anthracis que necessita de oxigênio para a formação de esporos.

As bactérias encontram-se no solo, pela contaminação das pastagens por fezes infectadas ou decomposição de carcaças de animais que morreram da doença. E a incidência da doença é normalmente no verão.
A infecção ocorre pela ingestão de esporos que multiplicam-se no intestino, penetram na mucosa e vão parar em outros órgãos (baço, fígado) ou na musculatura, lá eles ficam alojados até haver um trauma, onde o ambiente (anaeróbico) será ideal para a germinação e proliferação. O Carbúnculo geralmente leva a morte do animal.

A doença inicia-se com febre e tumefações crepitantes da musculatura dos membros. O exame post-mortem mostra lesões dos músculos e tecido sub-cutâneo, apresentando exsudato gelatinoso, amarelado ou sanguinolento, e ainda há hemorragias além de muitas bolhas de gás. A musculatura está congesta e em alguns lugares podem apresentar-se amareladas, ao corte notam-se regiões com estrias negras. Encontram-se também porções do músculo amolecidas e apresenta odor adocicado. No exame histopatológico pode observar a presença de infiltrado inflamatório de células mononucleares e focos de degeneração vacuolar e hialina das fibras musculares. Para prevenir o carbúnculo há vacinas em comercialização, sendo feita uma única dose anualmente.

Para mais informações:
http://www.qualittas.com.br/documentos/Carbunculo%20Sintomatico.pdf

Autoria desta postagem: Alessandra Snak

Nenhum comentário:

Postar um comentário