sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Elsevier sob ameaça de boicote.

A Elsevier é uma das maiores editoras científicas do mundo. Boa parte do que se produz de interessante, confiável, crível e impactante na ciência mundial passa por ela.
Pois bem, isso custa dinheiro, muito dinheiro. A lógica é simples: a tramitação dos artigos nos mais diversos periódicos da Elsevier é paga. Portanto, submeter um artigo (o que não é garantia da publicação) implica em desembolso para a editora. A maioria dos periódicos funciona em revisões do tipo peer review (revisão por pares). Assim, inúmeros cientistas espalhados pelo mundo são recrutados pelos periódicos para compor seus corpos editoriais. Trabalho em geral não remunerado (a remuneração é o prestígio de compor o corpo editorial).

Depois do artigo tramitado (e pago!), editado e publicado ele pode ser acessado pelo público. Pagando, é claro! A Elsevier movimenta uma formidável soma de dinheiro no acesso aos seus periódicos. O governo brasileiro também é cliente da Elsevier. A partir do portal de periódicos da CAPES é possível acessar muitos títulos da editora. Só em 2011 o repasse do MEC para o acesso ao portal foi de R$ 133 milhões.

Confira mais na matéria publicada no site do UOL e assinada por Sabine Righeti.