domingo, novembro 27, 2011

Hipertrofia Muscular e Miostatina. Por Pedro Riffel

O Whippet é bem conhecido por sua forma aerodinâmica, o que o torna um dos cães mais velozes do mundo. Segundo estudos realizados pelo The National Institute of Health, um gene aumenta o tamanho dos músculos de cães da raça Whippet, possibilitando que consigam correr até 60 Km/h. Curiosamente, alguns exemplares dessa raça desenvolvem uma musculatura anormal, causada por uma mutação genética que ocorre, sobretudo quando se cruza dois cães velozes.



Wendy pesa 27 quilos, sendo a maior parte de pura massa muscular.


Esta mutação esta relacionada ao fator de crescimento chamado miostatina, que tem for função a limitação do crescimento muscular. No caso de Wendy, proporcionou a ela um abdome “tanquinho” e musculatura espessa, oque lhe forneceu o apelido de “Shwarzenegger`s dog” ou em português o cão do Shwarzenegger.

Um whippet super musculoso é chamado de Bully Whippet, não por causa de sua natureza agressiva, mas devido ao seu tamanho. Wendy tem cerca de duas vezes o peso de um whippet, mas com a mesma altura e a cabeça um pouco mais estreita, coração e pulmões do mesmo tamanho, o que significa que ela provavelmente não vai viver tanto quanto os whippets normais.


 A mutação no fator de crescimento também é encontrado em outros animais e até mesmo em humanos.

 
Liam Hoekstra é uma criança que produz de forma deficiente miostatina, possuindo 40% a mais de massa muscular do que uma criança normal.




Defeitos no gene que codifica a miostatina também geram um desenvolvimento muscular excessivo em ratos, nos quais a musculatura cresce de forma exacerbada. Porém seus órgãos não acompanham esse crescimento.

Postagem de autoria de Pedro Riffel (UFPR/Palotina)