terça-feira, maio 31, 2011

Desafio Postagem Original

Caríssimos, lanço-lhes um desafio: elaborar postagens individuais para serem publicadas aqui no blog. Mas, as postagens devem obedecer algumas regras:
1. O post deve ser completamente original, não serão permitidas reproduções e/ou citações literais de textos ou repostagens;
2. O limite de texto deve ser de aproximadamente 500 palavras;
3. Os temas para os posts podem ser: patologia do sistema endócrino, patologia do sistema cárdio-vascular e patologia do sistema locomotor.

Todos os posts que obedecerem a estes critérios serão publicados com os créditos aos autores. Ao trabalho.

Dia Mundial Sem Tabaco

Hoje, dia 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco. Embora existam bons motivos para comemorar uma retração mundial no tabagismo, infelizmente há um dado preocupante no Brasil: tem aumentado o número de fumantes jovens. Este aumento credita-se, em parte, às estratégias da indústria, como o uso de aditivos no cigarro. A Organização Mundial de Saúde, na chamada "Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco", recomenda que os países estabeleçam proibições ou restrições ao uso de aditivos no cigarro. Adocicado, mentolado, achocolatado ou disfarçado por qualquer outro ingrediente, ainda é cigarro. Sendo cigarro induz à dependência, inapetência, bronquite e enfisema pulmonar, impotência sexual, além de ser a principal causa de câncer no pulmão.

sexta-feira, maio 27, 2011

OIE anuncia extinção da Peste Bovina

Conforme havíamos comentado antes aqui no blog, a Organização Internacional de Epizootias (OIE) divulgou nota no último dia 25 de maio de 2011 em que conclui o reconhecimento de estado livre de Peste Bovina. A Resolução nº 18/2011 reconhece oficialmente que os 198 países do mundo com populações animais sensíveis estão livres da peste bovina. Importante destacar que foi um grande surto de peste bovina na Europa, em 1924, que alavancou a ideia de criar um organismo internacional ligado à sanidade animal. Leia mais sobre o assunto no site da OIE.

segunda-feira, maio 23, 2011

Deadline para envio de trabalhos ao XV ENAPAVE

A data limite de envio de resumos para o XV ENAPAVE (ENCONTRO NACIONAL DE PATOLOGIA VETERINÁRIA) e I CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA VETERINÁRIA é o dia 15 de junho de 2011. A apresentação de trabalhos científicos poderá ser sob a forma de resumo expandido e pôster. Maiores informações no site do evento: http://www.enapave.com.br

Deu pau no Blogger

Como vocês devem ter constatado, o último post do blog data do dia 15 de maio. Foi o único post recuperado após a mal sucedida manutenção do Blogger no último dia 11 de maio. De qualquer forma, vamos retomar nosso curso. Novas postagens virão. Também está reparado o 'sumiço' dos artigos de dermato referenciados na aba 'artigos'.

domingo, maio 15, 2011

Dermatopatias Alérgicas e Epidemiologia das Dermatopatias

Caríssimos, vimos que as hipersensibilidades constituem um grupo responsável por um grande percentual dos casos dermatológicos em pequenos animais. Em geral, a hipersensibilidade resultante da picada por pulga (DAPP) é a mais comum, seguida da Atopia e da hipersensibilidade alimentar. Contudo, existem variações regionais na ocorrência destas dermatoses.

A Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP) é uma reação de hipersensibilidade aos componentes da saliva da pulga. Em vários lugares do mundo é referida como a causa mais comum de dermatite alérgica e a principal causa de prurido em cães e gatos. É uma enfermidade que pode ser exacerbada de forma sazonal, em virtude da influência do clima sobre o ciclo de vida das pulgas.

A Atopia Canina é uma afecção de origem genética, na qual há uma sensibilização do animal a antígenos presentes no ambiente, induzindo a mediação de IgE e repercutindo em um processo inflamatório acompanhado de intenso prurido. O espectro de agentes de potencial alergênico é muito amplo (ácaros,pólen, células epiteliais humanas descamadas, poeira doméstica, poluentes ambientais, restos de alimento, dentre outros). Selecionamos o artigo de autoria de Zanon et al. (2008) que trata sobre a Dermatite Atópica Canina (DAC) e que traz inclusive uma proposta bem prática de algoritmo diagnóstico para elucidação da ocorrência desta enfermidade.

Por fim, mas não menos importante, destacamos a Hipersensibilidade Alimentar Canina (HAC) como uma das mais importantes dermatopatias alérgicas em cães. Os mecanismos fisiopatológicos precisos que ensejam o surgimento da HA são obscuros. Trata-se de uma reação de hipersensibilidade que pode ser do tipo I, III e IV. Sendo que os principais componentes alergênicos advém dos componentes proteicos e/ou carboidratos da própria alimentação. Interessante referir que há especulações sobre o fato de que a interferência humana na alimentação canina tem proporcionado o aumento nos casos de HAC. Ou seja, ao colaborarmos para que o comportamento alimentar carnívoro dos cães se converta em omnívoro, aumentamos o leque de desafios antigênicos ao sistema imunológico canino. Selecionamos para leitura complementar o artigo de Salzo e Larsson (2009). Os autores investigaram 117 casos suspeitos de HAC. Enfim, os casos dermatológicos são importantes porque chegam a responder por 60 a 80% de todos os atendimentos na clínica médica de pequenos animais. A dermatopatologia veterinária vem ajudando a elucidar enfermidades conhecidas, a reconhecer enfermidades novas e a estabelecer critérios de diagnóstico cada vez mais confiáveis e satisfatórios para um bom planejamento terapêutico.

Assim, é muito importante ter uma visão mais ampla sobre os aspectos epidemiológicos que envolvem as dermatopatias em pequenos animais, sobretudo nos cães. Exatamente por isso, selecionamos mais dois artigos para a sua leitura complementar: ambos são de Souza et al. (2009), um sobre dermatopatias não-tumorais e outro sobre neoplasias cutâneas. Os links para os artigos completos estão na aba "artigos" ao lado.

Referências:

Souza, T.M. et al. Prevalência das dermatopatias não-tumorais em cães do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul (2005-2008). Pesq. Vet. Bras. vol.29, n.2, pp. 157-162, 2009.
Salzo, P.S. e Larsson, C.E. Hipersensibilidade alimentar em cães. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.61, n.3, p.598-605, 2009.
Zanon, J.P. et al. Dermatite atópica canina. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 29, n. 4, p. 905-920, out./dez. 2008.
Souza. T.M. et al. Estudo retrospectivo de 761 tumores cutâneos em cães. Ciência Rural, v.36, n.2, p.555-560, 2006.

domingo, maio 08, 2011

Patologia Geral - Aula de Inflamação

Caros Alunos de Patologia Geral, a aula abaixo é a próxima que teremos, cujo tema é inflamação. A aula por enquanto vai ficar aqui neste blog, até que possamos viabilizar o outro.

sábado, maio 07, 2011

Prof. André Muniz lança site sobre Tecnologia de Pescado e Ranicultura

O Prof. André Muniz, docente da Universidade Federal do Paraná - Campus Palotina, lanço o site Tecnologia do Pescado e Ranicultura. O Prof. André informa que o site foi foi criado com a finalidade de compartilhar informações relacionadas à Tecnologia e Inspeção Higiênico-Sanitária do Pescado e Ranicultura, além de servir como material de consulta para professores, técnicos, estudantes e interessados em geral. Vale a sua visita e o acréscimo do site aos seus 'favoritos'.

segunda-feira, maio 02, 2011

Doença da Arranhadura do Gato

A Ana Paula perguntou na última aula qual era a bactéria que causava a Doença da Arranhadura do Gato (Cat Scratch Disease- CSD). A resposta é: Bartonella henselae. A doença, em geral, tem curso clínico benigno e tem como consequência, na maioria dos casos, uma linfadenopatia reativa. Entre os gatos a B. henselae é transmitida por vetores, como a pulga Ctenocephalides felis. O diagnóstico pode ser feito mediante os sinais clínicos, exame sorológico e o histórico de arranhadura/mordedura por gato. A CSD é considerada uma zoonose menor, exceto quando se trata de pacientes imunossuprimidos (portadores de HIV, por exemplo).
Bem, abaixo vocês encontram dois links interessantes falando mais a respeito da CSD.
Cat Scratch Disease - Zoonosis Update
Pequenas e grandes consequências de um arranhão de gato.