Veja a lesão no seguinte link:
http://w3.vet.cornell.edu/nst/nst.asp?Fun=Image&imgID=6398
Esta lesão histologicamente exibe uma reação inflamatória do tipo granulomatosa, com presença de linfócitos, macrófagos, células epitelióides e células gigantes.
Pergunto a vocês:
Qual forma de necrose parece estar associada a uma descrição assim?
Lembram de alguma doença em especial?
Ia esquecendo de dizer que, ao cortar os nódulos, a faca rangia.
Este blog é voltado para os alunos de graduação, embora não exclusivamente. Nosso foco é o ensino da Patologia Animal. Somos professores da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina. O blog contém comentários, dicas, descrições de casos anátomo-clínicos e tem objetivo puramente educacional.
terça-feira, março 13, 2007
Caso para os alunos da pato especial...
Um bovino Nelore, 2 anos de idade, macho, apresenta um quadro de apatia que evolui em 48 horas para incoordenação motora acentuada, hiporreflexia e cegueira. O quadro evolui para coma e óbito. A necropsia revela discreta congestão das meninges e áreas focais de amolecimento na substância cinzenta do córtex cerebral. Não há outras lesões relevantes. O animal pertence a um lote criado em sistema extensivo em condição de pastejo natural por Brachiaria decumbens. Não há outros animais afetados.Enumere a partir deste quadro três possíveis enfermidades que envolvam esta apresentação clínica e patológica.
[se desejarem saber mais alguma informação da história clínica ou dados do rebanho, podem solicitar]
[se desejarem saber mais alguma informação da história clínica ou dados do rebanho, podem solicitar]
Assinar:
Postagens (Atom)