domingo, novembro 27, 2011

Hipertrofia Muscular e Miostatina. Por Pedro Riffel

O Whippet é bem conhecido por sua forma aerodinâmica, o que o torna um dos cães mais velozes do mundo. Segundo estudos realizados pelo The National Institute of Health, um gene aumenta o tamanho dos músculos de cães da raça Whippet, possibilitando que consigam correr até 60 Km/h. Curiosamente, alguns exemplares dessa raça desenvolvem uma musculatura anormal, causada por uma mutação genética que ocorre, sobretudo quando se cruza dois cães velozes.



Wendy pesa 27 quilos, sendo a maior parte de pura massa muscular.


Esta mutação esta relacionada ao fator de crescimento chamado miostatina, que tem for função a limitação do crescimento muscular. No caso de Wendy, proporcionou a ela um abdome “tanquinho” e musculatura espessa, oque lhe forneceu o apelido de “Shwarzenegger`s dog” ou em português o cão do Shwarzenegger.

Um whippet super musculoso é chamado de Bully Whippet, não por causa de sua natureza agressiva, mas devido ao seu tamanho. Wendy tem cerca de duas vezes o peso de um whippet, mas com a mesma altura e a cabeça um pouco mais estreita, coração e pulmões do mesmo tamanho, o que significa que ela provavelmente não vai viver tanto quanto os whippets normais.


 A mutação no fator de crescimento também é encontrado em outros animais e até mesmo em humanos.

 
Liam Hoekstra é uma criança que produz de forma deficiente miostatina, possuindo 40% a mais de massa muscular do que uma criança normal.




Defeitos no gene que codifica a miostatina também geram um desenvolvimento muscular excessivo em ratos, nos quais a musculatura cresce de forma exacerbada. Porém seus órgãos não acompanham esse crescimento.

Postagem de autoria de Pedro Riffel (UFPR/Palotina)

segunda-feira, outubro 31, 2011

Dia de Drummond

Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
(Poema de Sete Faces, do livro Alguma Poesia, 1930).

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
(Mãos Dadas, do livro Sentimento do Mundo, 1940).

quarta-feira, setembro 21, 2011

Dia Mundial Sem Carro


Amanhã, 22 de setembro, acontece o Dia Mundial Sem Carro, uma iniciativa mundial que promove alternativas à dependência ao uso do automóvel.
Pessoas se mobilizam de muitas formas e em muitas cidades do mundo para que neste dia descubram um jeito diferente de ir ao trabalho, visitar os amigos, ir e vir... sem carro.

A ideia é que as pessoas experimentem, pelo menos por um dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

Adote essa ideia e participe do Car Free Day.
Não esqueça de comentar sobre essa iniciativa com seus filhos, vizinhos e amigos.
Boa caminhada ou boa pedalada.



Vá a pé.
Vá de bicicleta.
Vá de skate.
Vá de patins.
Pegue carona ou táxi ou ônibus.

terça-feira, setembro 06, 2011

Campanha Anti-Etilismo. Contra o álcool e a favor da vida.

Este vídeo foi produzido pela Comissão de Transporte de Acidentes do governo australiano.
O vídeo foi ao ar em 1989. A campanha fez reduzir significativamente o número de acidentes nas estradas. O vídeo exibe cenas fortes ao som da canção Everybody Hurts do R.E.M..

Atenção: algumas cenas são fortes e perturbadoras.

Postei este vídeo por que defendo que a campanha anti-tabagismo que tem ocorrido mundialmente também precisa ganhar uma versão anti-etilismo. O álcool é mais devastador que o cigarro. O número de acidentes de trânsito, com e sem vítimas fatais alcança milhões de pessoas em todo o mundo todos os anos.

No Brasil, morrem mais pessoas em acidentes de trânsito ao ano do que morrem soldados nas guerras em curso (Iraque, Afeganistão, Oriente Médio). O etilismo crônico também é responsável por um enorme espectro de enfermidades: doenças cardiovasculares, insuficiência hepática, pancreática, depressão. Dados do Ministério da Saúde apontam que o consumo do álcool é crescente entre os adolescentes e pré-adolescentes. E o que é pior: com grande aceitação social! Que vergonha!

Vamos lançar uma campanha contra o consumo do álcool. Enquanto famílias choram as perdas e/ou mutilações de seus entes queridos, uma cervejaria está projetando uma propaganda de sucesso na sua tv. Vamos refletir sobre isso.

sábado, setembro 03, 2011

Greve dos docentes da UFPR é suspensa

Caríssimos, a greve dos docentes está suspensa desde a última quinta (01/09) e as aulas serão retomadas no campus Palotina a partir da segunda (05/09). Vamos ter oportunidade de conversar ao longo das próximas semanas sobre o significado desta mobilização que envolveu toda nossa comunidade. Ainda temos muitos desafios e muitas lutas. E é importante seguir em frente e divisar o horizonte que se aproxima.

quinta-feira, agosto 18, 2011

Deflagração da greve docente

Nesta terça-feira (16/08), mais de 400 professores estiveram presentes na Assembleia Geral da APUFPR-SSind que aprovou a deflagração da greve dos docentes da Universidade Federal do Paraná.
O movimento docente também instaurou a assembleia como permanente para que a categoria possa ser convocada a qualquer momento para deliberações. Cerca de 30 professores formam o Comando Local de Greve, que comporá as diversas comissões que conduzirão a greve.


Nova Proposta do governo
No dia 15 de agosto o ANDES-SN se reuniu mais uma vez com o MPOG na tentativa de avançar nas negociações em torno da pauta emergencial apresentada pelo movimento docente.
O governo apontou que, além da incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas) já prometida na rodada de negociação do dia 09 de agosto, seria possível incorporar a Gratificação de Atividade Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Gedbt), contemplando desta forma os professores do Ebtt.
O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (MPOG), Duvanier Paiva, propôs também adiar a correção das distorções geradas no momento da criação da classe de professor associado e, em troca, reajustar as iniciais das classes. Esse movimento seria, segundo o secretário do MPOG, no sentido de contemplar uma parcela maior da categoria.
Para o movimento docente a proposta apresentada não reorganiza a malha salarial, não valoriza o piso do magistério superior e ainda congela a remuneração da tabela salarial pelo menos até o início de 2013. Também não prevê a incorporação da Retribuição por Titulação (RT) e não contempla os professores aposentados.
A proposta apresentada pelo MPOG ainda não resolve a precarização do trabalho docente, a desvalorização frente a outras categorias do funcionalismo público federal e não repara as distorções internas existentes na evolução da própria carreira do magistério superior.
Paiva destacou a necessidade de se chegar a um acordo ainda nesta semana, pois será encerrada a planilha orçamentária e encaminhada à ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Pauta local

O movimento docente também aprovou a construção de uma pauta local emergencial que deverá nortear as negociações com a Administração da Universidade. A pauta visa estabelecer pontos mínimos que devem ser cumpridos pela UFPR a fim de minimizar a falta de estrutura e a crescente precarização do trabalho dos docentes da universidade.
Segundo o movimento docente a comunidade universitária sofre hoje com uma crescente ausência de investimento público nas universidades federais e também pela implementação de programas como o REUNI. Os docentes têm desempenhado seus compromissos nesses programas, mas o Governo Federal não tem cumprido com a contrapartida necessária em infraestrutura e recursos humanos. Mas existem problemas que compõem a pauta local que podem ser resolvidas pela Administração da UFPR.
Dentre os pontos locais estão a implantação de progressão automática na carreira, estabelecimento de limite máximo de alunos por sala de aula, diminuição do limite máximo de horas-aula, limitação de abertura de novas vagas caso não seja cumpridos os critérios estabelecidos e reserva de pontos equivalente na UFPR para garantir mudança de regime de trabalho dos docentes.

Pauta emergencial

1 - Estabelecimento de Limite máximo de 12 horas-aula para professores em regime 40h e DE e de 10 horas-aula para professores em regime de 20h (alteração da resolução 108/00 do CEPE);
2 - Implantação de Progressão automática na carreira;
3 - Estabelecimento de limite máximo de alunos por sala de aula, respeitando particularidades e diversidades dos cursos e suas diretrizes curriculares;
4 - Limitação da abertura de novas vagas/turmas nos cursos sempre que se ultrapassarem os limites máximos dos critérios acima estipulados (número máximo de horas-aula dos docentes e número máximo de alunos por sala de aula) ou que não apresentem condições estruturais e físicas de funcionamento;
5 – Reserva de pontos equivalente na UFPR para garantir mudança de regime de trabalho dos docentes.

Demais itens da pauta:

- Estatuinte já! Constituição de uma coordenação paritária dos três segmentos universitários para realização de um Congresso universitário que redefinirá o conceito de UFPR e seus contornos jurídicos;
- Realização imediata da avaliação de Estágio Probatório dos docentes do setor Litoral (e demais setores em que isso ocorra), que mesmo após cinco anos na Universidade ainda não passaram por nenhum tipo de avaliação, com garantia de estabilidade aos mesmos;
- Melhoria das condições que garantem a qualidade do ensino, pesquisa e extensão em todos os setores e particularmente naqueles que aderiram aos programas de adesão a projetos de expansão e ou ampliação de vagas na universidade (Reuni, Expandir e outros) e garantia de infraestrutura necessária para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, sem a qual não devem ser abertos novos cursos e/ou vagas. (salas, bibliotecas, laboratórios etc.);
- Que a carga horária dos docentes que participam em programas de outros departamentos ou setores seja computada na carga horária departamental do referido docente;
- Estabelecimento de uma política de pós-graduação da UFPR que fortaleça a produção do conhecimento que contemple os seguintes aspectos: Transparência dos critérios de credenciamento e recredenciamento de docentes, Transparência na distribuição e utilização dos recursos pelos programas e garantia de representação nos conselhos setoriais;
- Regularização dos ambientes da UFPR de acordo com os laudos já realizados, que comprovam a insalubridade e avaliação nos demais ambientes ainda não avaliados;
- Construção de uma política de saúde que contemple diagnóstico permanente e intervenção sobre as condições de adoecimento dos docentes;
- Manutenção da comissão de saúde do trabalhador composta pela APUFPR, SINDTEST e PROGEPE, conferindo a essa instância caráter deliberativo quanto à resolução das questões relativas à essa temática e serem executadas pela PROGEPE;
- Revisão dos valores de bolsa para professor sênior (conforme o realizado para os substitutos) e a retirada da restrição de atuação dos mesmos na pós-graduação latu sensu;
- Funções Gratificadas para todas as coordenações e chefias de departamento;
- Exigência da contrapartida do governo em recursos humanos (docentes e servidores técnico-administrativos) e infraestrutura sob pena de não abertura de processo seletivo;
- Melhorias na iluminação dos campi, visando aumentar a segurança na UFPR; Elaborar políticas de melhoria estrutural e ocupação dos campi, visando a construção de espaços iluminados, seguros e apropriados ao uso coletivo da comunidade;
- Reconhecimento institucional dos casos de assédio na UFPR;
- Retomar um modelo de distribuição de vagas na UFPR;
- Eleição direta para o Centro de Educação Física e Desportos (CEDI);
- Posicionamento dos Conselhos sobre os cursos pagos na UFPR;
- Contra o PL 1749/11, que privatiza a saúde e a educação, fere a autonomia Universitária, precariza o SUS e os HUs e restringe o acesso dos estudantes da UFPR no HC;
- Implementação de moradias estudantis;
- Melhor acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

sábado, agosto 13, 2011

Greve. O que está acontecendo?

Caríssimos,

A universidade pública tem sofrido com as orientações da política neoliberal vigente há tempos, que tenta moldar a opinião pública, induzindo-a a acreditar que o Estado pode desertar do seu posto e legar à iniciativa privada o papel de provedor de bens e serviços (muito bem pagos pelo cidadão, é claro). De tal forma que, ao reduzir os gastos públicos e renunciar ao seu papel, o Estado abdica de nos assegurar os direitos da cidadania.

A universidade pública brasileira vive um momento histórico.
Os servidores técnicos-adimistrativos da UFPR estão em greve há 60 dias. Os estudantes reagem ao conformismo e reacendem o movimento estudantil. Também deflagraram greve há 10 dias. Os docentes, embora inquietos, mantêm-se cautelosos e hesitantes. Ainda sem ter a dimensão do quanto a categoria responderá a uma greve nacional. Há um grande desapontamento com governo federal, que não estabelece um teto mínimo de discussão em torno de recomposição salarial para os servidores públicos. A manifestação pública da Presidente Dilma Rousseff e do Ministro Guido Mantega de que "o governo deixará 25% do orçamento do ano que vem sem correção pela inflação", além de "não haver previsão de reajuste salarial aos servidores públicos federais", desafiam a universidade a se posicionar de forma contundente.
O que está em jogo é a defesa da universidade pública e de boa qualidade.

Na tarde da última quinta (11/08), no centro politécnico, aconteceu a Assembleia Extraordinária dos Docentes da UFPR (assista ao vídeo em http://bit.ly/mQU2TE). Na assembleia, a categoria rejeitou a proposta apresentada pelo governo federal, que não correspondeu minimamente à pauta mínima dos professores das instituições federais de ensino superior. Assim, os docentes definiram a data de terça-feira, dia 16 de agosto, para a possível deflagração da greve dos professores da UFPR.

As notícias que nos chegam das demais associações docentes apontam para indicativos de greve em cerca de 14 IFES. Cerca de 11 outras assembleias docentes estavam agendadas para ocorrer no dia de ontem (12/08). Neste fim de semana em Brasília, o setor das federais do ANDES-SN está reunindo e avaliando o quadro nacional e recebendo o posicionamento da categoria em relação à proposta do governo. A APUFPR está representada no encontro do setor pelo presidente da APUFPR, Prof. Luiz Allan Künzle. Na tarde da próxima segunda (15/08), o ANDES-SN levará ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) o posicionamento da categoria.

Pauta Local de Reivindicações

Também na última quinta (pela manhã), a Assembleia Comunitária, realizada no teatro da reitoria, reuniu mais de 700 membros da comunidade acadêmica (assista ao vídeo em http://bit.ly/o52wb2). Desta assembleia, resultou uma pauta de reivindicações unificada (pdf em anexo), que foi levada até o gabinete do reitor (veja a matéria em http://bit.ly/rjdFNn). Na assembleia comunitária os estudantes reiteraram sua deflagração de greve (definida em assembleia no último dia 04), bem como o seu apoio à greve dos servidores técnico-adimistrativos.

O CEPE adiou novamente o início das aulas para o dia 22.

Há tempos não vejo tanta inquietação na universidade.
Há tempos também não via estudantes tão vibrantes, coerentes, articulados, passionais (sem perder a racionalidade) e com formidável leitura crítica do momento histórico que vivemos.

Não vamos nos dispersar.

Tomado da emoção que senti ao ouvir os estudantes na última quinta, finalizo com uma advertência de Érico Veríssimo:

"Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a idéia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto.”

Sejamos luz e fogo! Vamos à luta!

terça-feira, julho 12, 2011

Aprendizes Digitais

Compartilhamos para reflexão um vídeo postado no Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital, do Educarede Brasil/Fundação Telefônica.
Mas, de nada adianta incorporar TICs às salas de aula se os alunos não estão dispostos a fazer verão junto com os professores.
Sou entusiasta do uso das TICs em educação, mas temo que o problema seja mais embaixo.

segunda-feira, junho 20, 2011

Diabetes e informação

Caríssimos, vimos no estudo das enfermidades do sistema endócrino o efeito sistêmico de muitas endocrinopatias. Dentre estas endocrinopatias o Diabetes mellitus certamente tem importância de destaque. Sobretudo por que é uma enfermidade com forte paralelismo entre homens e animais. É importante que comos veterinários e, portanto, agentes promotores da saúde pública, estejamos bem informados sobre o diabetes. Sugiro que vocês façam uma visita ao site da Sociedade Brasileira de Diabetes e indiquem o link a outras pessoas. Informação salva vidas e previne doenças.