sexta-feira, dezembro 21, 2012

VetGame



A prestigiada Revista Clínica Veterinária, na sua edição número 100, traz aos seus leitores a indicação de uma ferramenta interativa muito interessante. Trata-se do VetGame, um jogo on-line que simula condições reais da vivência clínica veterinária. O game poderá ser utilizado sem nenhum custo pelo período de 12 meses. Siga o link para o VetGame e preencha o formulário de cadastro. Em seguida, será enviado uma senha para o acesso ao VetGame.
Agradeço ao Caio César e à Camila Roldão que também me enviaram o link e comentaram que é uma experiência criativa e instrutiva.

Para os usuários de smartphones tablets também há uma opção divertida, embora mais voltada para o público infantil, trata-se do "Dr Panda's Hospital - Vet Game". A versão completa é paga no Google Play, mas há uma versão free.

sábado, dezembro 01, 2012

Dia Mundial de Combate à AIDS

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que a taxa de incidência de Aids no Brasil tem se mantido nos mesmos índices nos últimos anos. Os dados apontam que a taxa de incidência da doença no País, em 2011, foi de 20,2 por 100.000 habitantes. Nesse ano, foram registrados 38,8 mil casos novos da doença. O maior número de casos está concentrado nos grandes centros urbanos.

Hoje, Dia Nacional de Combate à AIDS, vale divulgar o apelo do Ministério da saúde da importância de se fazer o teste de HIV. As mensagens mostram que o teste é um processo seguro, sigiloso e acessível na rede pública. Os protagonistas da campanha, que vivem com HIV e descobriram sua sorologia por meio do teste, irão incentivar a realização do exame

Das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

A campanha também incentiva os profissionais de saúde a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, o coeficiente nacional de mortalidade caiu de 6,3 mortes para cada 100 mil habitantes, em 2000, para 5,6, em 2011. Na última década, o País apresentou uma média de 11.300 mortes por ano provocadas pela Aids.

Além disso, é importante enfatizar também a enorme necessidade de incrementar as campanhas de prevenção contra as Hepatites B e C.